10 Dicas de como economizar energia elétrica

Ola, o valor da sua conta de energia elétrica está muito alto? Talvez o motivo não seja só o alto custo da eletricidade, mas sim por não adotarmos certas dicas sobre como economizar energia elétrica. Então neste artigo, mostraremos 10 dicas de como economizar energia elétrica, por isso, fique atento:

Conheça 10 dicas de como economizar energia!

Se está cansado de ver a conta de energia vindo alta, recomendo que leia até o final deste artigo. Daremos dicas incríveis que te ajudará a economizar energia, e irá se surpreender com os resultados no final do mês.

Diminua o tempo no banho

Quem não gosta de um banho quente, não é mesmo? Mas você sabia que o chuveiro é responsável por um grande gasto de energia elétrica todo mês? É verdade, Por mais difícil que seja, tente tomar banhos mais curtos. Também mude a chave do chuveiro para verão, diminuirá bastante o consumo.

Apague as luzes ao sair do cômodo

Uma ótima forma de diminuir gastos, é não deixar as luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados, isto evita até mesmo esquecer elas ligadas quando precisa ir ao mercado ou qualquer outo lugar, evitando o gasto atoa.

Tire os aparelhos eletrônicos das tomadas

Já ouviu falar no modo stand-by? É quando você desliga um aparelho mas deixa conectado na tomada, o aparelho fica consumindo energia o tempo todo, tendo um gasto considerável em sua conta. Por tanto evite deixar televisões, micro-ondas, dvds, climatizadores de ar, até mesmo carregadores de celulares ligados a tomadas.

Pinte as paredes dos cômodos com cores claras

Uma boa dica para se usar, é pintar paredes com cores claras, refletindo luz no ambiente todo. Também aproveite ao máximo a luz do dia, abrindo as janelas e cortinas, diminuindo os gastos e o uso de lâmpadas.

Faça reparos nos eletrodomésticos

Eletrodomésticos antigos podem consumir muita energia. Portanto, faça reparos para que isso não ocorra. A geladeira é uma das que mais gasta energia elétrica, sabendo disso, verifique a borracha de vedação, pois em mal estado pode consumir um absurdo. Evite deixar a geladeira perto do fogão, também aumenta o gasto de energia. Tvs antigas também podem ser um problema em sua conta no final do mês.

Lavar e passar

Máquinas de lavar e ferros de passar roupas consomem muita energia, porém, aguarde acumular grandes quantidades para que diminua a quantidade de vezes que irá utiliza-los novamente. Utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido na hora de passar.

Evite usar benjamins

O acúmulo de ligações na mesma tomada pode causar um aquecimento, ocorrendo perdas elétricas.

Ar condicionado

Mantenha o filtro limpo, e use o termostato para regular a temperatura desejada, evitando gastos desnecessários. Sempre que for sair do local, desligue o aparelho para não consumir energia atoa.

Faça a troca das lâmpadas

Com a tecnologia de hoje em dia, cada vez é produzido uma lâmpada com menos gastos e com vida útil mais longa.

Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, consomem até 75% de energia a menos e tem uma vida mais longa que as lâmpadas incandescentes.

Também pode efetuar a troca pelas lâmpadas de LED, elas são muito mais econômicas que as fluorescentes, porém tem os preços mais elevados.

Conheça aqui os diferentes tipos de lâmpadas e avalie você mesmo.

Selo procel

Você conhece o selo procel? Ele tem o objetivo de ajudar o consumidor em sua escolha. Quando você vai comprar uma lâmpada, um eletrodoméstico, avalie o selo, pois ele indica o produto que apresenta uma maior eficiência energética dentro de cada categoria.

Com poucos cuidados que você tenha, acaba economizando muito no final do mês, sobrando um dinheiro a mais para se divertir, não é mesmo? Espero que este artigo tenha lhe ajudado. Caso tiver alguma dúvida deixe um comentário que estarei respondendo.

Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge