Como Instalar uma Lâmpada Elétrica?

Olá, neste artigo estarei ensinado a você! Como instalar uma lâmpada. A lâmpada elétrica é indispensável em nosso cotidiano, sem ela, seria bem difícil realizar qualquer atividade em locais com pouca iluminação, ou a noite, pois não seria possível enxergar. Mas veremos a seguir que, instalar uma lâmpada não é tão difícil, na verdade, é mais simples do que você pensa. Ao termino deste artigo, você com certeza saberá como instalar uma lâmpada de forma rápida, fácil e segura, confira:

Materiais necessários para instalar uma lâmpada

  • Lâmpada

O primeiro item é a própria lâmpada. A lâmpada pode ser comprada em uma loja de elétrica, loja de materiais de construção, mercados, entre outros. Existem vários tipos de lâmpadas e de diversas potências, escolha uma lâmpada de qualidade e eficiência. Não esqueça de verificar a tensão da sua rede, que pode apresentar-se em 127v ou 220v, pois a lâmpada deverá estar de acordo com a tensão da sua rede. Neste artigo utilizaremos uma lâmpada fluorescentes compacta de 60w.

  • Interruptor

O segundo item é o interruptor. O interruptor também pode apresentar-se em diversos tipos, como o simples, paralelo, bipolar, bipolar paralelo, entre outros. Neste tutorial sobre como instalar uma lâmpada, utilizaremos o interruptor simples. O interruptor simples é utilizado para manobrar uma lâmpada a partir de um único ponto.

Atenção – o interruptor simples é utilizado em redes monofásicas, ou seja, fase e neutro.

  • Cabos elétricos

O terceiro item são os cabos elétricos. Segundo a NBR 5410, para circuito de iluminação, devemos utilizar cabos com seção mínima a partir de 1,5 mm² (17,5 A). Então para saber a seção do cabo que você vai utilizar, você deverá saber a corrente do circuito, que pode ser calculada a partir da seguinte fórmula  P=E . I, onde P é a potência da lâmpada, E é tensão da rede e I é a corrente elétrica do circuito.

Calculo: Corrente elétrica – ?

Lâmpada – 60w                                                              P= E.I – I=P/E

Tensão – 127v                                                             I= 60w/127v =0,47 A

 

Lembrando que para uma corrente acima de 17,5 A, deverá ser utilizado um cabo de seção maior que 1,5 mm².

Outro ponto importante segundo a NBR 5410, são as cores dos condutores, para o cabo neutro utilize a cor azul claro, e para o condutor fase, utilize qualquer cor com exceção das cores utilizadas para condutores neutros (azul claro), proteção (verde ou verde e amarelo) e PEN (isolação na cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo).

  • Receptáculo (soquete)

O modelo de receptáculo que utilizaremos é o  E27.  Este modelo é o mais comum usado nas residências. Esse soquete tem por característica fazer a fixação da lâmpada através de uma rosca. Normalmente lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de LED utilizam esse tipo de soquete. Também existem outros tipos de soquete como o Gx5.3 e o Gu10.

  • Disjuntor

O quinto item é o disjuntor. Estes dispositivos são essenciais dentro das instalações elétricas, pois protegem o condutor contra curto-circuito e sobre carga. O disjuntor  é dimensionado de acordo com a corrente que o condutor suporta, ou seja, o disjuntor precisa ter um valor menor do que a máxima corrente que o condutor a ser protegido suporta, mais ou menos 70% da corrente máxima do condutor. Utilizaremos em nosso exemplo um disjuntor termomagnético unipolar de 10 A, pois a corrente máxima que o condutor de 1,5 mm² suporta é de 17,5 A.

 

Como Instalar uma Lâmpada Elétrica?

Antes de iniciar a mostrar como instalar uma lâmpada, preciso lembrar a você que, a eletricidade pode causar graves acidentes, e até matar, então tome todos os cuidados necessários, antes de realizar os procedimentos aqui descritos. Faça todo o procedimento com o circuito desenergizado (sem energia). Verifique se o ponto em que você irá trabalhar realmente esta desenergizado e utilize os equipamentos de proteção durante a instalação da lâmpada.

 

Primeiro passo – Instalação do Disjuntor

O primeiro passo sobre como instalar uma lâmpada, é realizar a fixação do disjuntor no quadro de distribuição de circuitos. Conforme vimos no tópico de materiais necessários, o disjuntor utilizado, será um disjuntor termomagnético unipolar de 10 A. Confira na imagem abaixo um exemplo através de um diagrama de fiação.

como instalar uma lâmpada
como instalar uma lâmpada

 

Segundo passo – Ligação entre o Disjuntor e o Interruptor

O segundo passo é fazer a ligação entre o disjuntor e o interruptor. Utilize um cabo de cor especifica para fase, com espessura mínima de 1,5 mm². Ligue um cabo na saída do disjuntor e leve até o interruptor a ser utilizado, depois conecte-o no borne do interruptor simples. Lembre-se que em uma residência, os cabos devem passar pelo interior de um eletroduto.

como instalar uma lampada
como instalar uma lâmpada

 

Terceiro passo – ligação entre o interruptor e o Receptáculo

O terceiro passo é ligar outro cabo no segundo borne do interruptor, e levá-lo até ao receptáculo. Em seguida iremos conectar o cabo no borne que leva ao contato central do receptáculo,  chamamos este cabo de retorno.

Curiosidade – Devemos ligar o cabo de retorno no contato central do receptáculo por motivo de segurança, pois caso o cabo estiver conectado no contato lateral e o interruptor estiver ligado, permitindo a passagem de corrente, corremos o risco de levar um choque. Um exemplo é quando encostamos na rosca da lâmpada durante a troca da mesma.

como instalar uma lâmpada
como instalar uma lâmpada

 

Quarto passo – Ligação do neutro

O quarto passo é a ligação do cabo neutro. O cabo neutro não passa pelo disjuntor, ele sai direto do barramento de neutro e vai até o borne lateral do receptáculo. O cabo neutro como já dito, deve possuir a cor azul claro e sua espessura será a mesma que a do cabo fase, será 1,5 mm², confira através do diagrama abaixo:

como instalar uma lampada
como instalar uma lâmpada

 

Quinto passo – Ligação do Disjuntor a alimentação

O próximo passo, é fazer a ligação entre o disjuntor e a alimentação. A alimentação é o fase que vem do disjuntor geral para o disjuntor do circuito. A alimentação de fase do disjuntor, pode ser feita através do barramento de fase. ou através de Jumper, confira no diagrama abaixo:

como instalar uma lampada
como instalar uma lâmpada

 

Sexto passo sobre como instalar uma lâmpada

O último passo é revisar toda as ligações feitas. Apertar bem todas as conexões e verificar se esta tudo certo. enroscar a lâmpada no receptáculo e alimentar o circuito virando a chave do disjuntor. Esta pronto, agora você sabe como instalar uma lâmpada elétrica.

como instalar uma lampada
como instalar uma lâmpada

Espero que este artigo, tenha lhe ajudado, tentei escrever com bastante detalhes. Mas caso houver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários, assim, faremos tudo o que for possível para sanar todas as suas dúvidas.

5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge