Como ligar várias lâmpadas em um único interruptor

Olá, neste artigo estarei ensinado a você Como ligar várias lâmpadas em um único interruptor. Apesar de ser fácil, muitas pessoas não sabem como fazer, até sabem como instalar uma lâmpada, mas tem dificuldade de acrescentar mais lâmpadas ao circuito, então confira neste artigo, como ligar várias lâmpadas no mesmo interruptor.

 

Materiais Necessários para Ligar Várias Lâmpadas

  • Lâmpadas
  • Interruptor simples
  • Cabos elétricos
  • Receptáculo (soquete)
  • Disjuntor

 

Dimensionamento do Circuito

Utilizaremos 4 Lâmpadas de 60 w, confira:

Soma das potências – 4 x 60 w = 240 w

Cálculo da corrente elétrica –  (P= E.I – I=P/E)

  • Para tensão de 127 v – I= 240 w/127 v =1,89 A
  • Para tensão de 220 v – I= 240 w/220 v =1,09 A

Com estas informações, podemos escolher a bitola do cabo elétrico que vamos utilizar, e sabendo qual o cabo elétrico que será utilizado, podemos escolher o disjuntor, veja como fazer:

Segundo a NBR 5410, para circuito de iluminação devemos utilizar cabos com seção mínima a partir de 1,5 mm² (17,5 A). Tando utilizando a tensão de 127 v quanto a tensão de 220 v, a corrente do circuito será bem menor que a máxima corrente suportada pelo cabo de 1,5 mm², que é 17,5 A. Portanto utilizaremos o cabo de 1,5 mm² neste circuito.

Atenção – Caso a corrente do circuito fosse superior a 17,5 A, deveríamos utilizar um cabo com espessura maior que 1,5 mm² para atender a demanda do circuito.

Já o disjuntor é dimensionado de acordo com a corrente que o condutor suporta, ou seja, o disjuntor precisa ter um valor menor do que a máxima corrente que o condutor a ser protegido suporta, mais ou menos 70% da corrente máxima do condutor. Utilizaremos em nosso exemplo um disjuntor termomagnético unipolar de 10 A, pois a corrente máxima que o condutor  de 1,5 mm² suporta é de 17,5 A.

 

Como Ligar Várias Lâmpadas Elétricas?

Antes de iniciar a mostrar como ligar várias lâmpadas no mesmo circuito, preciso lembrar a você, que a eletricidade pode causar graves acidentes, e até matar. Então tome todos os cuidados necessários, antes de realizar os procedimentos aqui descritos. Faça todo o procedimento com o circuito desenergizado (sem energia). Verifique se o ponto em que você irá trabalhar realmente esta desenergizado e utilize os equipamentos de proteção durante a instalação da lâmpada.

 

Primeiro passo – Instalação do Disjuntor

O primeiro passo, é realizar a fixação do disjuntor no quadro de distribuição de circuitos. O disjuntor utilizado será um disjuntor termomagnético unipolar de 10 A. Para saber qual disjuntor utilizar, você vai precisar fazer os cálculos que já fizemos sobre dimensionamento do circuito. Confira na imagem abaixo um exemplo através de um diagrama de fiação.

como-instalar-uma-lâmpada
como-instalar-uma-lâmpada

 

Segundo passo – Ligação entre o Disjuntor e o Interruptor

O segundo passo é fazer a ligação entre o disjuntor e o interruptor, utilize um cabo de cor especifica para fase, com espessura mínima de 1,5 mm², ligue um cabo na saída do disjuntor e leve até o interruptor a ser utilizado, conecte-o no borne do interruptor simples. Lembre-se que em uma residência, os cabos devem passar pelo interior de um eletroduto.

A espessura do cabo deve ser calculada como vimos la no inicio do artigo, não esqueça de sempre respeitar o que a norma NBR 5410 diz a este respeito.

Confira como vai ficar:

como-instalar-uma-lampada
como-instalar-uma-lampada

 

Terceiro passo – ligação entre o interruptor e os Receptáculos

O terceiro passo é ligar outro cabo no segundo borne do interruptor, e levá-lo até os receptáculos. Lembre-se que, o cabo de saída do interruptor deve conectar nos bornes que leva aos contatos centrais dos receptáculos,  chamamos este cabo de retorno.

Em nosso exemplo, utilizaremos 4 lâmpadas de 60 w, então temos que utilizar 4 receptáculos. Você vai precisar fazer as ligações entre o cabo que vem do interruptor e os receptáculos, através de emendas de derivação.

Curiosidade – Devemos ligar o cabo fase nos contatos centrais dos receptáculos por motivo de segurança, pois caso o cabo estiver conectado nos contatos laterais e o interruptor estiver ligado, permitindo a passagem de corrente, corremos o risco de levar um choque, por exemplo quando encostamos na rosca da lâmpada durante a troca da mesma.

como-ligar-varias-lampadas
como-ligar-varias-lampadas

 

Quarto passo – Ligação do neutro

O quarto passo é a ligação do cabo neutro, o cabo neutro não passa pelo disjuntor, ele sai direto do barramento de neutro e vai até os bornes laterais dos receptáculos. O cabo deve possuir a cor azul claro e sua espessura será a mesma que a do cabo fase, será 1,5 mm², confira como fazer através do diagrama abaixo:

Atenção – A ligação entre o cabo neutro e os receptáculos também é feita através de emenda de derivação

como-ligar-várias-lâmpadas
como-ligar-várias-lâmpadas

 

Quinto passo – Ligação do Disjuntor a alimentação

O próximo passo, é fazer a ligação entre o disjuntor e a alimentação, a alimentação é o fase que vem do disjuntor geral. A alimentação de fase do disjuntor, pode ser feita através do barramento de fase ou através de Jumper, confira no diagrama abaixo:

como-ligar-várias-lâmpadas
como-ligar-várias-lâmpadas

 

Sexto passo sobre como ligar várias lâmpadas

O último passo é revisar toda as ligações feitas e apertar bem todas as conexões. Após verificar se esta tudo certo, enrosque a lâmpada no receptáculo e ssim podemos alimentar o circuito virando a chave do disjuntor!

como-ligar-várias-lâmpadas
como-ligar-várias-lâmpadas

Esta pronto, agora você já sabe como ligar várias lâmpadas em um único interruptor, qualquer dúvida, pergunte através dos comentários.

5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge